O autoconceito de estudantes autistas: Relato de experiência a partir do olhar do profissional de apoio escolar.

  • Autor
  • Elda Santos de Souza
  • Co-autores
  • Dr. Lúcio Fernandes Ferreiras
  • Resumo
  •  

    A Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana) garante às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito a um Profissional de Apoio Escolar Especializado (PAEE), com o intuito de assegurar a participação ativa do estudante na educação, oferecendo suporte em tarefas diárias como a alimentação e a locomoção, além de auxiliar em adaptações curriculares e na implementação de tecnologias assistivas. O presente trabalho visa relatar a experiência como profissional de apoio escolar com estudantes com TEA, inclusos no Ensino Médio, de uma Escola da Rede Estadual de Educação, através de estratégias para contribuir no desenvolvimento emocional e afetivo desses estudantes, promovendo a inclusão, autoconfiança e o autoconceito positivo no ambiente escolar.

     

  • Palavras-chave
  • Autoconceito; autismo; apoio escola; inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica