Educação Ambiental na Prática: Uma Experiência de Campo sobre o Descarte Correto e Incorreto de Resíduos Sólidos com Estudantes da Educação - Do Conhecimento à Ação Solidária - Escola Estadual Oswaldo Cruz – Humaitá - AM

  • Autor
  • JACILMA SIQUEIRA PINHO SALVADOR
  • Co-autores
  • DARIANE BATALHA MAGALHAES
  • Resumo
  • Este trabalho descreve a experimentação vivida pelos estudantes da EE Oswaldo Cruz  sobre resíduos sólidos envolvendo visitas técnicas e ações de impacto comunitário. Primeiro visitamos o aterro sanitário localizado Porto Velho-RO, onde o descarte dos resíduos sólidos é feito de forma correta. Na sequência, realizamos uma visita ao lixão de Humaitá-Am, onde o descarte é realizado de forma incorreta. Esse contraste impactou os estudantes, despertando reflexões sobre os riscos à saúde pública, à dignidade humana e ao meio ambiente. A experiência foi enriquecida com uma ação de caráter socioambiental. Os alunos realizaram a coleta de tampinhas de plástico rígido. O material arrecadado é doado ao Hospital de Amor que converte as doações em recursos para compra de materiais destinados a pacientes em tratamento do câncer. Essa atividade uniu educação ambiental, cidadania e solidariedade. Atividades como essa fortalece a práxis  e contribui para a formação de cidadãos criticos e responsáveis

  • Palavras-chave
  • Educação ambiental, resíduos sólidos, aterro sanitário, lixão, ensino fundamental, sustentabilidade, cidadania, solidariedade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica