UTILIZAÇÃO DE TENÉBRIOS EM AULA DE GENÉTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE EXPRESSÃO GÊNICA E ADAPTAÇÃO MICROBIANA

  • Autor
  • Aldenor Vinicius Rocha Teixeira
  • Co-autores
  • Keven Sobreira Ferreira , Carolina Cecília Carvalho Nogueira , Jhon Weiner de Castro , Lucianny Thaís Freire Matias
  • Resumo
  • O estudo relata o uso de larvas de Tenebrio molitor como recurso didático no ensino de Genética, com foco na expressão gênica e adaptação microbiana. Os tenébrios foram divididos em três grupos: controle (alimentados com grãos), isopor e plástico. Observou-se que o grupo controle e o de isopor permaneceram ativos, sugerindo participação de bactérias simbiontes na degradação do isopor. Já o grupo plástico apresentou alta mortalidade, imobilidade e canibalismo, evidenciando sua ineficácia como substrato alimentar. A inoculação do conteúdo intestinal em meio BDA mostrou crescimento bacteriano, estimulando reflexões sobre a importância ecológica e biotecnológica desses microrganismos. Conclui-se que a prática com tenébrios favorece a compreensão de conceitos de Genética, Microbiologia e Ecologia, além de promover o pensamento científico e maior engajamento dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Ciências, Genética, Expressão gênica, Tenébrio (Tenebrio molitor), Metodologia ativa, Bactérias simbiontes, Experimentação didática
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica