CRIANÇA, INCLUSÃO E ESCOLA: RELATO DE UMA PROFESSORA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA CIDADE DE MANAUS

  • Autor
  • Rúbia Mikaelly Silva e Silva
  • Resumo
  • Resumo:

    Finalizamos a graduação com a sensação de estar aptos e totalmente preparados para a imensidão e diversidade que é a realidade escolar, contudo esbarramos nas problemáticas que norteiam esta pesquisa, como ensinar em um ambiente tão diverso? Quais estratégias podem ser utilizadas para atender o maior número de alunos de uma forma satisfatória? A docência não é uma atividade simples, como muitas pessoas pensam. Requer uma preparação diária, muito além de um bom planejamento de aula e boas metodologias, necessita de um olhar aguçado para perceber e tentar compreender as necessidades e complexidades de cada criança, neurotípica e neuroatípicas, especialmente nesta pesquisa as com TDAH, presente em sala de aula. Para produzir este resumo utilizamos a pesquisa bibliográfica, um método fundamental que consiste na análise e interpretação de fontes já publicadas e validadas sobre o tema juntamente com o relato pessoal de vivência da pesquisadora.

  • Palavras-chave
  • TDAH; Criança; Inclusão; Ensino aprendizagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica