FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO E INTERCULTURALIDADE CRITICA; CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES MIGRANTES NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • ELIREGINA DE JESUS PAIVA PIMENTEL
  • Co-autores
  • JOÃO PAULINO DA SILVA NETO
  • Resumo
  •  

    Este artigo investiga os processos de inclusão de alunos migrantes venezuelanos na 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Militarizado Vitória Mota Cruz, em Boa Vista (RR). A pesquisa busca compreender as estratégias pedagógicas adotadas, os desafios enfrentados e as percepções de docentes e discentes diante da intensificação do fluxo migratório. Metodologicamente, adota-se abordagem qualitativa, com entrevistas, observações em sala e análise documental. O referencial teórico articula a Filosofia da Libertação (Dussel), a pedagogia crítica (Freire; Giroux), a interculturalidade crítica (Walsh), a decolonialidade (Quijano; Grosfoguel) e os estudos de Silva Neto sobre educação intercultural. Os resultados parciais indicam que as práticas de acolhimento precisam ser fortalecidas, frente às barreiras linguísticas, curriculares e psicossociais. Conclui-se que a escola pode se consolidar como espaço de equidade e pluralidade mediante práxis pedagógicas inclusivas.

  • Palavras-chave
  • INCLUSÃO ESCOLAR, ALUNOS MIGRANTES, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica