INTERSECÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E SABERES TRADICIONIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS INDÍGENAS DA GERAÇÃO Z

  • Autor
  • ANDRESSA MOTA DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • Gerson Ribeiro Bacury
  • Resumo
  • O presente estudo, parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, discute o referencial teórico que reflete sobre o contexto educacional indígena e os desafios da inserção de práticas pedagógicas significativas no ensino de matemática. Com o intuito de aprofundar os estudos, realizou-se pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, abordando interculturalidade, etnomatemática, culturas digitais e Geração Z, destacando as interseções entre essas áreas. Ressalta-se que, apesar do respaldo legal para uma educação que respeite as especificidades indígenas, há desafios no diálogo entre saberes tradicionais e culturas digitais, considerando acrescente interação dos jovens indígenas da Geração Z em plataformas digitais. Desta forma, conclui-se que o embasamento teórico construído e analisado ampara não somente a pesquisa em andamento, mas serve como propulsor para a construção de práticas pedagógicas mais significativas no ensino de matemática em âmbito intercultural.

  • Palavras-chave
  • Educação escolar indígena; Etnomatemática; Tecnologias digitais; Geração Z; Interculturalidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica