O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DO CAMPO DE BOA VISTA – RR

  • Autor
  • Alan Lagoa Santos
  • Co-autores
  • Sheila de Fátima Mangoli Rocha
  • Resumo
  • Este artigo investiga o papel da Educação Física nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas do campo em Boa Vista–RR, discutindo sua relação com os princípios da Educação do Campo. A pesquisa, qualitativa e documental, mostra que os projetos valorizam a identidade camponesa, a cultura local e a gestão democrática. No entanto, apontam limitações como falta de estrutura, recursos e políticas públicas, dificultando a implementação efetiva das propostas. A Educação Física, embora presente nos documentos, é tratada de forma secundária, voltada à recreação e sem definição clara de objetivos, métodos ou avaliação. Os resultados destacam a necessidade de reformulação curricular e formação docente específica, para que a disciplina contribua com uma prática crítica e emancipadora, fortalecendo a identidade do campo e promovendo transformação social.

  • Palavras-chave
  • Educação do Campo; Projetos Político-Pedagógicos; Educação Física
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica