FORMAÇÃO CONTINUADA NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA (SADEAM)

  • Autor
  • Suellen Tavares Gouveia
  • Co-autores
  • Dilma Nazaré dos Anjos Silva da Fonseca , Arycia Giseli de Melo Sousa
  • Resumo
  •  

    Este artigo relata uma experiência de formação continuada em alfabetização para professores do 2º ano do Ensino Fundamental da rede de educação municipal. O objetivo central foi refletir sobre possibilidades didáticas e propor mediações pedagógicas, articulando os descritores de leitura e escrita do Sistema de Avaliação do Amazonas (SADEAM) ao cenário da Política Nacional de Alfabetização (PNA/CNCA). O percurso formativo baseou-se na análise da matriz de referência do SADEAM e nos resultados da rede de 2023 e 2024, alinhando-os às necessidades dos estudantes. Evidenciou-se a importância de integrar os dados da avaliação à prática docente cotidiana, fortalecendo a reflexão e o desenvolvimento de estratégias de ensino para garantir a aprendizagem. Conclui-se que esta articulação entre avaliação em larga escala, reflexão pedagógica e ressignificação da prática contribui para a melhoria da qualidade da alfabetização, assegurando o direito de aprendizagem de todos os estudantes.

  • Palavras-chave
  • alfabetização; formação continuada de professores; avaliação em larga escala; SADEAM.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica