UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAM E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

  • Autor
  • Priscila Thayane de Carvalho Silva
  • Co-autores
  • Camila Ferreira da Silva
  • Resumo
  • O presente resumo tem como objetivo central analisar a materialidade do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e verificar se esse comporta a disciplina sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (ERER).  Como metodologia utiliza-se da Sociologia Reflexiva bourdieusiana, além disso é uma investigação qualitativa. Dessa forma, foi realizada pesquisa documental, bibliográfica, e análise do PPC de Pedagogia da capital Manaus-AM. Quanto resultados viu-se a necessidade do curso fomentar uma revisão, ampliação, continuidade e fortalecimento na aplicação das Diretrizes curriculares e a inserção da ERER em seu componentes curriculares.   

  • Palavras-chave
  • Educação das Relações Étnico Raciais; Currículo; Formação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica