Entre Campos e Cidades: Incentivo à Leitura da Poesia Árcade na Contemporaneidade

  • Autor
  • Maria Luisa Conceição Peña
  • Co-autores
  • Maison Antonio Dos Anjos Batista , Claudiana Nair Pothin Narzetti
  • Resumo
  • Este trabalho discute possíveis estratégias no ensino de poesia no Brasil a partir de uma experiência pedagógica realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Marcantonio Vilaça - CMPM II, na qual foi aplicada uma aula de incentivo à leitura da obra "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, e de poesias líricas e épicos de Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama e Santa Rita Durão, nas turmas de terceira série do ensino médio. A proposta buscou promover a aproximação dos alunos com a poesia árcade não apenas como um documento histórico, mas como um texto estético, crítico e capaz de dialogar com dilemas atuais, como a urbanização e a busca por qualidade de vida.

  • Palavras-chave
  • Ensino, Literatura, Poesia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica