O ChatGPT no Ensino de Física: Um Olhar Crítico sobre o Uso da Inteligência Artificial por Estudantes do Ensino Médio

  • Autor
  • Artur Teixeira Regis
  • Co-autores
  • Yan Matheus Colares Pinto
  • Resumo
  •  

    Este trabalho investiga o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica no ensino de Física em turmas do ensino médio. O estudo analisou como a interação dos estudantes com a Inteligência Artificial (IA) contribui para o processo de aprendizagem. Um questionário foi aplicado e os resultados avaliados por meio do Índice de Concordância (IC) e do coeficiente Kappa de Cohen. No 2º ano, os ICs variaram de 0,489 a 0,644 e no 3º ano de 0,600 a 0,889, mostrando maior uniformidade das respostas. Enquanto, o Kappa apresentou baixa concordância entre turmas (-0,429 a 0,151), indicando diferenças na percepção do ChatGPT, que mostrou potencial para apoiar a compreensão, embora confiabilidade e mediação docente permaneçam importantes.

     

  • Palavras-chave
  • ChatGPT; Ensino de Física; Inteligência Artificial.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica