PIM e Amazônia: uma dança delicada entre educação profissional tecnológica e sustentabilidade

  • Autor
  • ERIKA BRAZ ROSOS
  • Resumo
  • Este artigo aborda a relação entre Sustentabilidade no contexto da Educação Profissional Tecnológica direcionada ao Polo Industrial de Manaus. O objetivo é: identificar a incidência de conceitos voltados à sustentabilidade na Amazônia nos Projetos Pedagógicos de Cursos técnicos em Eletrônica e Automação Industrial, realizados no Centro de Educação Profissional Tecnológica do Amazonas. Desta maneira o artigo está apoiado metodologicamente em uma pesquisa qualitativa e exploratória utilizando como processo de coleta bibliografias e documentos institucionais. A pesquisa se apresenta como pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa e exploratória. Os resultados apontam que o Amazonas com sua rica especificidade ambiental, necessita de uma atenção diferenciada ao formar profissionais para indústria. A capacitação técnica de profissionais em atendimento ao PIM realizadas pelo CETAM ainda se encontra distanciada da base curricular relacionada ao contexto sustentável.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Sustentabilidade, Indústria
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica