JOGOS DIGITAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: PRÁTICAS INOVADORAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS

  • Autor
  • Karolina Maria de Araújo Cordeiro
  • Co-autores
  • Vânia Laís da Silva Menezes , Luana Priscila Wunsch
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de formação

    continuada em Manaus, desenvolvida com professores de matemática dos Anos

    Finais do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi promover a utilização do Canva Code

    e da Inteligência Artificial (IA) na criação de jogos digitais interativos como estratégia

    pedagógica inovadora. A proposta buscou articular objetos de conhecimento da BNCC,

    metodologias ativas e práticas de cultura digital, estimulando o engajamento discente,

    o raciocínio lógico e a alfabetização digital. O estudo, de natureza qualitativa e

    exploratória, estruturou-se em formato de oficina pedagógica organizada em dois

    momentos: a criação dirigida e a prática autônoma. Os resultados apontam que a

    apropriação do Canva Code e da IA possibilita ampliar práticas pedagógicas inovadoras, favorecendo a aprendizagem significativa e a construção de uma cultura

    digital crítica em contextos amazônicos.

  • Palavras-chave
  • Canva Code; Inteligência Artificial; Jogos Digitais; Formação Continuada; Amazônia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
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  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

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