ALUNO INFORMA: RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIA INOVADORA DE APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Raian Vieira Costa
  • Co-autores
  • Caua Leoroy Ribeiro Muniz , Benjamin da Silva Fábio Farias , Alehandro Hyago Martins Rodrigues Soares , Pietra Souza Furtado
  • Resumo
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    Introdução

    O projeto surgiu como uma iniciativa escolar inovadora para potencializar a comunicação entre escola, alunos e responsáveis, utilizando recursos audiovisuais que, segundo Silva (2023, p. 17), “[...] está fortemente imbricado na realidade da maioria dos sujeitos, assim, mostra-se como uma das formas de promover ao processo de ensino e aprendizagem”. Em um mundo tecnológico ao qual estamos inseridos é indispensável articular o processo educativo formal às aprendizagens, por meio das mídias digitais.

     

    Objetivo

    Promover habilidades comunicativas, criativas e tecnológicas dos discentes, fortalecendo o vínculo escola-família, a partir dos recursos audiovisuais como estratégia pedagógica de aprendizagem.

     

    Método

    A proposta consiste em criar vídeos informativos relevantes sobre a rotina escolar, eventos, avisos e temas educativos, que são produzidos com a participação dos estudantes e divulgados amplamente, como redes sociais, YouTube e televisores instalados na escola. Inicialmente o professor dialoga com a turma acerca das possíveis temáticas e os alunos elegem o tema. Junto aos alunos o professor constrói o roteiro, pontuando as principais informações que serão comunicadas, tendo como ferramenta principal o celular e outros recursos como impressora, notebook e internet.

    Os alunos que fazem parte do projeto tomam nota do que será apresentado, se preparam e gravam os vídeos. Na etapa seguinte é realizada a edição do material e apresentado à Coordenação Pedagógica da escola que avalia o material antes de ser socializado.

     

    Impacto na Escola e na Comunidade

    Relato do Professor: como educador, percebi a necessidade de criar novas estratégias para que as informações chegassem de forma mais clara, atrativa e eficaz aos nossos alunos e responsáveis. Muitas vezes, comunicados em papel ou reuniões não alcançavam todos.

    A ideia do “Aluno Informa” nasceu da vontade de unir tecnologia, criatividade e protagonismo juvenil. Ao colocar os alunos como protagonistas da produção, pudemos observar um aumento no engajamento, na responsabilidade e no interesse pela comunicação escolar. Além disso, foi uma oportunidade para trabalhar competências do século XXI, como o uso das ferramentas digitais, trabalho em equipe e pensamento crítico.

    Relato do Discente: participar do Aluno Informa foi uma experiência diferente e muito divertida. Eu aprendi como funciona a produção de um vídeo, desde a gravação até a edição. Também perdi um pouco da vergonha de falar em frente às câmeras e percebi que consigo ajudar meus colegas e até meus pais a ficarem mais informados sobre a escola. Foi legal trabalhar em grupo e ver nosso trabalho passando no YouTube e nas mídias sociais da escola.

     

    Conclusão

    O projeto consolidou-se como um recurso pedagógico e comunicacional inovador, promovendo não apenas a difusão de informações, mas também o protagonismo estudantil, a criatividade e o fortalecimento da parceria entre escola e família. Ao unir tecnologia e educação, o projeto rompeu barreiras tradicionais de comunicação, garantindo que alunos e responsáveis tivessem acesso rápido e dinâmico às informações da escola.

     

    Referência

    SILVA, A. S. A oralidade dos alunos dos anos iniciais: a linguagem audiovisual como possibilidade. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

     

  • Palavras-chave
  • Recursos Audiovisuais, Aluno informa, Estratégia inovadora, Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Exposição
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