USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM APLICADA AO ENSINO DA QUÍMICA

  • Autor
  • Suzan Ialy Gomes de Medeiros
  • Resumo
  •  

    Associado aos desafios educacionais, este relato de experiência foi desenvolvido através da gamificação analógica aplicado as aulas de química utilizando a abordagem baseada em projetos, e tendo como foco a organização, objetivos de aprendizagem, criatividade e autonomia. O público envolvido neste relato foi alunos da 1ªsérie do ensino médio de instituição pública estadual do Estado do Amazonas, em região periférica, com faixa etária entre 15 anos, distribuídos em três turmas do turno vespertino. Os conteúdos escolhidos foram trabalhados de forma contextualiza e multidisciplinar segundo a BNCC. E como proposta de produto final e método avaliativo os alunos foram convidados a produzir jogos de tabuleiro. Essa prática teve como objetivo impulsionar a reflexão nas ações individuais e sociais. Concomitante, foi avaliado a influência socioeducacional no processo ensino aprendizagem, bem como seus impactos na aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • gamificação analógica; jogos de tabuleiro; sustentabilidade; ABProj
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica