EDUCAÇÃO PROVINCIAL AMAZONENSE: O QUE ‘DIZEM’ OS RELATÓRIOS DOS PRESIDENTES

  • Autor
  • Fernando Araújo de Oliveira
  • Co-autores
  • Marcos André Ferreira Estácio
  • Resumo
  • A Província do Amazonas foi criada em 1850 perdurando até o fim do Império do Brasil quando se proclamou a República e o Estado do Amazonas foi instaurado em seu lugar. Durante esses anos, os Presidentes e Vice-Presidentes da província redigiam relatórios que explanavam a situação da região em diversos aspectos, entre eles a educação. Observar como a instrução pública era descrita e organizada nesses relatórios contribui para o entendimento da história da educação no Amazonas. Com isso, procurou-se desenvolver uma pesquisa documental e bibliográfica a partir de uma visão histórico-crítica nos relatórios para inventariar, investigar e analisar as partes que versam sobre a educação nesses pronunciamentos. Primeiramente, verificou-se os destinatários desses relatórios tinham foco em três sujeitos e, em seguida, percebeu-se que o destaque dado por cada relator para a área da educação varia de forma multifatorial.

  • Palavras-chave
  • História, Educação, Império, Amazonas.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica