USO DE METODOLOGIAS ATIVAS APLICADA AO ENSINO DA QUÍMICA

  • Autor
  • Suzan Ialy Gomes de Medeiros
  • Co-autores
  • Maria Eduarda da Silva Carvalho , Karla Sophia Lopes Corrêa
  • Resumo
  •  

    Neste relato foi desenvolvido a gamificação analógica aplicado as aulas de química com ênfase na descoberta dos elementos químicos, bem como, suas propriedades através da abordagem baseada em projetos, tendo como foco a organização, objetivos de aprendizagem, criatividade e autonomia. O público envolvido neste trabalho foi alunos da 1ªsérie do ensino médio de instituição pública estadual do estado do Amazonas com faixa etária média de 16 anos. A prática foi pensada de forma a contemplar, de forma contextualiza e multidisciplinar, os conteúdos programáticos segundo a BNCC. E como produto final e método avaliativo os alunos foram convidados a produzir jogos de tabuleiro, ao qual, o material a ser utilizado tinha que ser de origem natural ou que em sua composição fossem isentos de produtos oriundo do petróleo. Ações estas que contemplam conceitos sobre preservação ambiental, educação ambiental, 5R’s e a reflexão sobre a criação de um ambiente mais limpo e saudável para todos.

     

  • Palavras-chave
  • ABproj; jogos de tabuleiro; sustentabilidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica