A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MANAUS NO INÍCIO DO SECULO XX: A ESCOLA UNIVERSITARIA LIVRE

  • Autor
  • Cristina da Silva Araújo
  • Co-autores
  • Fábio Souza Correa Lima
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa aborda o contexto histórico da cidade de Manaus entre 1909-1920, e sua relação com a criação da Escola Universitária Livre. O recorte temporal refere ao cenário de transformação e desenvolvimento nos setores econômicos, político e culturais que passava a capital amazônica. Neste viés, a pesquisa se debruça na dinâmica social da cidade e sua proposta de ensino superior na região, levando em consideração a elite letrada e pequenos grupos intelectuais que contribuíram para estabelecer a instituição, fruto dos ideais modernizantes de Belle Époque. A metodologia consiste em análise de periódico, a revista Archivos da Universidade de Manáos. A pesquisa em andamento, vincula à construção da nossa dissertação de mestrado em Educação. Busca compreender a dinâmica social da modernidade manauara no início do século XX, e sua relação com a criação da Escola Universitária. A pesquisa apontou um cenário urbano plural e contraditório em meio a tensões e crises que afetaram a vida dos habitantes. Nesse turbilhão surge uma universidade (a primeira experiência do Brasil) como instituição símbolo de modernidade na capital de uma cidade que está desmoronando economicamente.

     

  • Palavras-chave
  • Manaus; Universidade; Educação; Estado; Sociedade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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