A presente pesquisa aborda o contexto histórico da cidade de Manaus entre 1909-1920, e sua relação com a criação da Escola Universitária Livre. O recorte temporal refere ao cenário de transformação e desenvolvimento nos setores econômicos, político e culturais que passava a capital amazônica. Neste viés, a pesquisa se debruça na dinâmica social da cidade e sua proposta de ensino superior na região, levando em consideração a elite letrada e pequenos grupos intelectuais que contribuíram para estabelecer a instituição, fruto dos ideais modernizantes de Belle Époque. A metodologia consiste em análise de periódico, a revista Archivos da Universidade de Manáos. A pesquisa em andamento, vincula à construção da nossa dissertação de mestrado em Educação. Busca compreender a dinâmica social da modernidade manauara no início do século XX, e sua relação com a criação da Escola Universitária. A pesquisa apontou um cenário urbano plural e contraditório em meio a tensões e crises que afetaram a vida dos habitantes. Nesse turbilhão surge uma universidade (a primeira experiência do Brasil) como instituição símbolo de modernidade na capital de uma cidade que está desmoronando economicamente.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica