DISCALCULIA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma revisão Integrativa

  • Autor
  • Otoniel Coelho Antunes
  • Resumo
  •  

    Este estudo investigou a produção científica sobre discalculia e transtornos de aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva, empregando o método de revisão integrativa. Constatou-se uma notável carência de pesquisas na área, a maioria dos estudos focou em casos de alunos com dificuldades em matemática e destacou a importância dos docentes na inclusão, mas revelou falta de formação específica em transtornos de aprendizagem. Isso ressalta a urgência de melhorias na formação de professores e na promoção de práticas inclusivas. A pesquisa teve limitações, como a análise restrita à literatura em português, sugerindo a importância de explorar estudos em vários idiomas. Este estudo destaca a necessidade de esforços conjuntos da comunidade escolar e acadêmica para aprimorar práticas pedagógicas inclusivas e contribuir com a falta de conhecimento sobre transtornos de aprendizagem na perspectiva inclusiva, visando um processo de educação verdadeiramente  inclusiva e acessível a todos os alunos.

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão, Matemática, Transtornos de aprendizagem,
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica