GEOMETRIA, CULTURA E TECNOLOGIA: uma viagem no espaço e no tempo.

  • Autor
  • Edivan Marques Serrão
  • Co-autores
  • Liandra Rodrigues de Almeida , Maisa Vitória Dias Lacerda , Adriney Inhape Braga , Bendil Barros Gonçalves
  • Resumo
  • O projeto “Geometria, Cultura e Tecnologia: uma viagem no espaço e no tempo” desenvolvido na Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães, sob o comando do professor Edivan Marques Serrão teve como propósito conectar conceitos geométricos à diversidade cultural e às inovações tecnológicas, promovendo um aprendizado interdisciplinar, criativo e significativo tanto para os alunos como também para a sociedade escolar. A proposta foi desenvolvida em três semanas com alunos do Ensino Fundamental do 9° ano envolvendo as disciplinas de Matemática, História, Arte e Tecnologia.

    O trabalho iniciou-se com pesquisas históricas e culturais sobre a presença da geometria em civilizações antigas, como o Egito, a Grécia, as culturas africanas, indígenas e orientais. Os estudantes identificaram os sólidos geométricos presentes em monumentos, templos, máscaras, padrões artísticos e artefatos culturais. Essa etapa despertou curiosidade e possibilitou compreender que a matemática não é apenas uma ciência abstrata, mas uma linguagem universal que atravessa o tempo e o espaço.

    Na sequência, houve o estudo conceitual da geometria espacial, revisando sólidos como cubos, prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. Os alunos calcularam áreas, volumes e analisaram simetrias, sempre relacionando com exemplos culturais pesquisados. Em paralelo, iniciou-se o planejamento para criação de modelos, unindo teoria e prática.

    A fase mais marcante do projeto foi a integração com a tecnologia. Os alunos utilizaram ferramentas digitais como GeoGebra 3D para modelar sólidos geométricos inspirados em artefatos históricos. Eles aplicaram texturas, ornamentos e padrões culturais nas superfícies dos modelos, criando versões virtuais de pirâmides egípcias, urnas marajoaras, totens indígenas e esculturas africanas. Além disso, utilizaram o Canva para elaborar painéis digitais, proporcionando uma experiência inovadora e imersiva.

    Combinando arte, matemática e tecnologia, os alunos também construíram maquetes físicas a partir das planificações geradas nos softwares. Essa prática estimulou a coordenação motora, o pensamento espacial e a criatividade. Durante o processo, os estudantes vivenciaram um trabalho colaborativo, discutindo soluções, explorando diferentes culturas e aplicando conhecimentos geométricos para dar forma às ideias.

    A culminância do projeto foi a Exposição Interativa “Geometria, Cultura e Tecnologia: uma viagem no espaço e no tempo”, onde os alunos apresentaram maquetes, painéis digitais e modelos virtuais para a comunidade escolar em uma feira Cultural e cientifica realizada na escola no mês de agosto. A exposição trouxe elementos culturais, explicações históricas, cálculos geométricos e interações tecnológicas, permitindo aos visitantes conhecer através do geogebra a planificação de diversos sólidos geométricos e  visualização  em 3D. Essa integração entre físico e digital tornou a experiência atrativa e inovadora.

    Como resultado, os estudantes desenvolveram habilidades cognitivas, criativas e digitais, além de ampliarem sua compreensão sobre a relação entre matemática, cultura e tecnologia, onde a matemática não é só números e formulas. A experiência reforçou a ideia de que a geometria não é apenas uma disciplina escolar, mas uma ferramenta presente na arte, na arquitetura e nas tecnologias que moldam a sociedade. O uso da tecnologia, aliado ao conhecimento cultural e matemático, proporcionou um aprendizado significativo, engajador e conectado à realidade contemporânea.

     

  • Palavras-chave
  • Geometria; Cultura; Tecnologia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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