RESPONDE OU PASSA: SAEB NA PRÁTICA DAS TURMAS DE 5º ANO

  • Autor
  • FRANCISCA CORINHA NEVES DE ARAÚJO
  • Co-autores
  • ISABELLA ALVES DE SOUZA
  • Resumo
  •  

    RESPONDE OU PASSA: SAEB NA PRÁTICA DAS TURMAS DE 5º ANO

     

    Eixo 01 – Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos

    INTRODUÇÃO

    O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma das principais ferramentas utilizadas pelo governo brasileiro para medir a qualidade da educação no país. Através de provas aplicadas no ensino fundamental e médio, o SAEB busca fornecer um diagnóstico das habilidades e competências dos alunos em áreas essenciais, como Língua Portuguesa e Matemática. Contudo, a realidade por trás dessas avaliações vai além da simples pontuação: para muitos, o resultado do SAEB pode significar o sucesso ou fracasso de uma escola, uma rede de ensino ou até mesmo do aluno. A expressão “responde ou passa” sintetiza a pressão imposta por essas avaliações, onde a capacidade de “passar” nas provas torna-se um indicador de competência acadêmica, gerando, muitas vezes, um ambiente de alto estresse e competitividade. Neste contexto, a prática do SAEB revela desafios e oportunidades para a melhoria da educação, e é sobre essa dinâmica que refletiremos neste relato.

    OBJETIVOS

    · Promover a revisão dos conteúdos abordados na avaliação do SAEB;

    · Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e interpretação de textos;

    · Melhorar o desempenho dos alunos na avaliação por meio de perguntas e respostas;

    MÉTODOS

    O projeto será desenvolvido através de um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos serão divididos por turma e responderão perguntas baseadas nos conteúdos do SAEB. As regras do jogo são:

    1.     Cada equipe terá de 5 a 10 participantes;

    2.     A pergunta será lida pelo próprio participante e terá um tempo para responder;

    3.    Caso o participante que não saiba a resposta, passará a vez para o participante da outra equipe.

    4.     Ao final, a equipe com maior pontuação vence e recebe um prêmio simbólico.

    A avaliação do projeto acontecerá por: feedback dos alunos sobre o jogo e sua eficácia em relação ás perguntas e respostas sobre descritores de Língua Portuguesa e Matemática; e comparação do desempenho discente nas atividades.

     

    IMPACTO NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

     

     

     

    O projeto "SAEB na Prática: Responde ou Passa" tem como objetivo tornar a preparação para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) mais dinâmica e interativa. Através de um jogo de perguntas e respostas, os alunos poderão revisar conteúdos de forma lúdica e estimulante, favorecendo a aprendizagem e a retenção dos conhecimentos.

    CONCLUSÃO

    A proposta "SAEB na Prática: Responde ou Passa" busca inovar a preparação dos alunos para a avaliação do SAEB, utilizando o jogo de perguntas e respostas como ferramenta de aprendizagem. Com essa abordagem, espera-se que os estudantes adquiram maior confiança e desenvolvam estratégias para resolver questões de forma mais eficaz, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar.

    REFERÊNCIAS

    Brasil. Ministerio da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). MEC,2017.

    Amazonas. Referencial Curricular Amazonense. Ensino Fundamental. Manaus: MEC/CONSED/UNDIME,2019.

  • Palavras-chave
  • Ludicidade, SAEB, Inovação, Educação.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica