ENTRE O MONSTRO E O JARDIM: A INSEGURANÇA MATEMÁTICA DE PEDAGOGOS EM JI-PARANÁ/RO

  • Autor
  • NEUCIDIANE ANTONIA SEGATTO
  • Co-autores
  • João Pedro Antunes de Paulo
  • Resumo
  •  

    O artigo investiga como professores pedagogos dos anos iniciais em Ji-Paraná/RO lidam com o ensino da Matemática. A pesquisa qualitativa, fundamentada no Modelo dos Campos Semânticos de Rômulo Lins, analisa como os docentes produzem significados para a Matemática. O estudo mostra que, em certos momentos, o saber formal se apresenta como uma "Matemática Monstro", um objeto que pode gerar tensão e distanciamento em relação aos conceitos matemáticos. As respostas dos professores às questões propostas revelam diferentes modos de produzir significados, que ora se aproximam das legitimidades formais, ora se apoiam em outras referências. O estudo conclui que essas produções não podem ser reduzidas a acertos ou erros, mas devem ser compreendidas como expressões da complexidade do trânsito entre diferentes modos de significar presentes na prática docente.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática. Formação inicial de Professores. Modelo dos Campos Semânticos. Formação matemática. Insegurança Matemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica