As escolas são espaços de intensa circulação de pessoas, o que as tornam suscetíveis à proliferação de micro-organismos. A presença de bactérias e fungos pode representar riscos à saúde, especialmente em locais com pouca ventilação e higiene inadequada. Nosso objetivo geral foi analisar as bactérias e fungos no ambiente escolar, e criar um método de prevenção e proteção dos alunos e funcionários do Centro Educacional. Inicialmente, foram feitos meios de cultura (com materiais alternativos), que foram posicionados estrategicamente em locais da escola, principalmente nos banheiros e em cima dos bebedouros, além de serem passados cotonetes em objetos pessoais e em partes do corpo (pés e mãos) de alguns alunos. Depois de alguns dias, observamos o crescimento de fungos e bactérias nesses meios de cultura, e foi notado que havia uma presença variada desses micro-organismos, e como forma de precaução e defesa, produzimos um sabonete líquido, que ficou a disponibilidade dessas pessoas em locais como: na entrada e nos banheiros do prédio. A aceitação do projeto por parte da comunidade escolar foi positiva, e observou-se maior adesão à higiene das mãos após a implementação da medida. A pesquisa evidenciou a vulnerabilidade microbiológica do ambiente escolar e a importância de ações preventivas. A produção e distribuição de sabonete artesanal demonstraram ser uma solução viável, promovendo saúde e conscientização entre alunos e funcionários.
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