MICROPROTECT

  • Autor
  • Luciana de Araújo Corrêa
  • Co-autores
  • Jhonas Kaique Venâncio de Barros , Emanuel da Silva Nunes , Fábio Gomes da Silva
  • Resumo
  •  

    As escolas são espaços de intensa circulação de pessoas, o que as tornam suscetíveis à proliferação de micro-organismos. A presença de bactérias e fungos pode representar riscos à saúde, especialmente em locais com pouca ventilação e higiene inadequada. Nosso objetivo geral foi analisar as bactérias e fungos no ambiente escolar, e criar um método de prevenção e proteção dos alunos e funcionários do Centro Educacional. Inicialmente, foram feitos meios de cultura (com materiais alternativos), que foram posicionados estrategicamente em locais da escola, principalmente nos banheiros e em cima dos bebedouros, além de serem passados cotonetes em objetos pessoais e em partes do corpo (pés e mãos) de alguns alunos. Depois de alguns dias, observamos o crescimento de fungos e bactérias nesses meios de cultura, e foi notado que havia uma presença variada desses micro-organismos, e como forma de precaução e defesa, produzimos um sabonete líquido, que ficou a disponibilidade dessas pessoas em locais como: na entrada e nos banheiros do prédio. A aceitação do projeto por parte da comunidade escolar foi positiva, e observou-se maior adesão à higiene das mãos após a implementação da medida. A pesquisa evidenciou a vulnerabilidade microbiológica do ambiente escolar e a importância de ações preventivas. A produção e distribuição de sabonete artesanal demonstraram ser uma solução viável, promovendo saúde e conscientização entre alunos e funcionários.

     

  • Palavras-chave
  • Espaço escolar, higiene e saúde.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica