O CONSELHO ESCOLAR À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO NAS ESCOLAS, NOS MUNICÍPIOS DE TETE/MOÇAMBIQUE E MANAUS/ESTADO DO AMAZONAS/BRASIL

  • Autor
  • Pedro David Direito
  • Co-autores
  • Fabiane Maia Garcia
  • Resumo
  •  

     

    A presente pesquisa tem como foco principal fazer uma análise comparativa do Conselho Escolar à luz do materialismo histórico-dialético nas escolas, nos municípios de Tete e Manaus. O Conselho Escolar é um órgão colegiado, onde participam vários fragmentos da comunidade escolar, através de representações, mediante critérios pré-definidos. Deste modo a nossa indagação é compreender até que ponto o método do materialismo histórico dialético pode ser aplicado ao estudo do Conselho Escolar, nesses dois contextos distintos? Para a materialização desta pesquisa, elucidando as categorias: (totalidade, contradição, mediação e dimensão simbólica), pesquisa bibliográfica e documental. Contudo, análise do Conselho Escolar à luz do materialismo histórico-dialético evidencia que se trata de uma instância em permanente construção, atravessada por contradições, mediações e disputas simbólicas, cuja compreensão só é possível na articulação entre as dimensões materiais e ideais, locais e globais.

  • Palavras-chave
  • Conselho Escolar; Materialismo Histórico-Dialético; Tete/Moçambique; Manaus/Estado do Amazonas/Brasil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica