PROJETO TENDA SENSORIAL DA INCLUSÃO

  • Autor
  • ALINE MARCELY DA SILVA SOUZA
  • Resumo
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    O projeto da Tenda Sensorial da Inclusão se dará na Creche Municipal Profª Edsângela Santos de Menezes, no Município de Manacapuru Amazonas. Com direção da Professora da Sala de Recurso, Equipe Gestora e Divisão de Educação Especial, este projeto se propõe a destacar a importância do uso da Tenta Sensorial como recurso ludo pedagógico cognitivo e perceptivo para o favorecimento da inclusão escolar e o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta tenda será construída dentro da Sala de Recursos, facilitando a aprendizagem, pois incentiva os Educandos onde se aguça a curiosidade, e facilitando através da percepção sensorial o processo de ensino – aprendizagem.

      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    ·         Melhorar a compreensão cognitiva ao manipular uma série de objetos sensoriais, fazer com que a criança compreende conceitos abstratos, tornando o aprendizado mais divertido.

     

    ·         Melhorar a linguagem, uma vez que as crianças se divertem durante os jogos sensoriais.

     

    ·         Reforçar a coordenação motora, visto que são fundamentais para os movimentos amplos e precisos.

     

    ·         Desenvolver a imaginação e a criatividade, isso permite a criança viver novas experiências, que a instigue permitindo descobrir coisas até então desconhecidas.

      DESENVOLVIMETO

    A Tenta Sensorial da Inclusão é um projeto que será lançado no dia 21 de Agosto de 2025, a Tenta será um ambiente facilitador de aprendizagem para os Educandos levando as descobertas de emoções e reações, que proporcionara a aquisição de competências de forma lúdica numa dinâmica extracurricular que, torna possível, abordar os vários sentidos (integração sensorial) e intervir no nível comportamental, emocional, psicomotor e comunicativo através do contato com o Caminho Sensorial que é um espaço que tem como principal objetivo estimular as sensações e proporcionar um maior contato com elementos naturais às práticas ali desenvolvidas, consistem em criar um percurso com diferentes texturas, cores e materiais, onde os Educandos podem explorar e experimentar sensações táteis. E também com jogos educativos, alguns destes materiais expostos foi confeccionado com material reciclável na sala de recurso, cujo objetivo é desenvolver a consciência planetária e a sustentabilidade, apresentando aos profissionais da Educação, assim como à sociedade, as possibilidades de recurso facilitadoras no processo de desenvolvimento pedagógico e social da inclusão

     

    Esse projeto evidencia a necessidade de ensino que aceite e respeite toda a diversidade humana, objetivando uma sociedade mais justa,com a participação de todos.

         CONCLUSÃO

    A Tenda Sensorial da inclusão se revela como uma ferramenta pedagógica lúdica e didática, potente e afetiva no processo de construção de uma escola mais inclusiva, sensível e acolhedora. Por meio de experiências multissensoriais, é possível proporcionar às crianças um espaço de descoberta, respeito às diferenças e valorização da diversidade humana. A interação entre os sentidos e o brincar estimula o desenvolvimento global, promove o aprendizado significativo e fortalece vínculos afetivos entre os participantes.

    Além disso, a proposta reforça a importância do trabalho colaborativo entre os profissionais da escola, gestão escolar e famílias, consolidando uma rede de apoio comprometida com equidade no ambiente educacional.

    Esee projeto evidencia a necessidade de ensino que aceite e respeite a diversidade humana

     

  • Palavras-chave
  • Tenda Sensorial, Pedagógico, Ensino - Aprendizagem
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
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