Jogos Lúdicos e a Educação Inclusiva de Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social nas aulas de Educação Física na Escola: Uma Revisão Integrativa

  • Autor
  • Ana Kamilly Brandão Machado
  • Co-autores
  • Régis Tribuzy de Oliveira
  • Resumo
  •  

    O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos jogos lúdicos para a inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade social nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão integrativa da literatura, considerando publicações dos últimos dez anos (2016–2025) disponíveis na plataforma Scientific Electronic Library OnLine (SciELO). A questão central que norteia esta investigação é: como se desenvolvem as aulas de Educação Física na perspectiva da educação inclusiva de crianças em vulnerabilidade social? Os jogos lúdicos, ao serem entendidos como componente cultural, possibilitam experiências de aprendizado significativo, capazes de favorecer a socialização, a construção de vínculos e a formação integral das crianças. Assim, compreende-se que a ludicidade, quando incorporada às práticas escolares, pode promover uma educação inclusiva e contribuir para a redução das desigualdades sociais.

     

  • Palavras-chave
  • Jogos Lúdicos, Educação Inclusiva, Vulnerabilidade Social, Educação Física Escolar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica