As comunidades tradicionais e as cidades enfrentam desafios quando se trata dos livros didáticos. Muitas das vezes descontextualizadas com a realidade local principalmente em comunidades indígenas. Neste sentido, torna-se urgente pensar em estratégias pedagógicas que dialoguem com a realidade local. A produção científica regional, muitas vezes negligenciada nos currículos escolares, representa uma fonte potente de saberes que pode enriquecer o planejamento pedagógico e promover uma educação mais conectada com o território. Através de algumas produções locais como é o caso do projeto Semente Materna Poética que já lançou mais de 8 livros de literaturas nas comunidades ribeirinhas, indígenas e na cidade de Beruri-Am e está organizando seu primeiro livro na cidade Codajás. E, contando com outras iniciativas de publicações, como artigos e livros de outros autores locais. Nossa equipe tem como objetivo elaborar planos de aula utilizando normas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC a partir das produções cientificas locais para os professores das comunidades tradicionais e das cidades locais. A pesquisa conta com uma abordagem qualitativa, com análise documental de planos de aula elaborados por professores da rede pública de nossa equipe: A equipe é composta por cinco professores de comunidades indígenas (tradutor da língua materna), três professores de comunidades ribeirinhas e quatro professores da cidade sendo dois de Beruri e dois de Codajás de escolas públicas. Fazem parte da equipe três estudantes do ensino médio. Para compreender melhor as necessidades locais, foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes para compreender os desafios e potencialidades dessa prática. Os planos de aula revelam que a utilização de artigos científicos e livros produzidos por estudantes, comunitários e professores locais, possibilita discussões mais contextualizadas sobre temas como biodiversidade, mudanças climáticas, saberes indígenas e educação do campo. Um dos professores indígenas da comunidade Santa Rita no município de Beruri-Am, relatou maior engajamento dos estudantes ao perceberem que o conteúdo estudado está diretamente relacionado ao seu cotidiano. Por fim, ressaltamos que o projeto ainda estar no início, mas a iniciativa representa uma estratégia pedagógica para promover uma educação contextualizada do local. Onde estabelece vínculo entre escola e comunidade, valoriza os saberes tradicionais onde a floresta e os rios tem papel fundamental como sujeito de saber.
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