O magistério indígena e suas contribuições na formação do professor investigador

  • Autor
  • Rosane Gonçalves Cruz
  • Co-autores
  • Rodrigo Brasil Castro , Gerson Ribeiro Bacury
  • Resumo
  • Durante a disciplina Didática e Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática no Contexto Amazônico, vinculada ao PPGECIM/UFNT, desenvolveu-se uma investigação no Magistério Indígena da comunidade Waruá (Rio Negro/AM), com o povo Dâw. A questão central foi: Quais as contribuições do magistério indígena para a formação do professor que ensina matemática? O objetivo consistiu em relacionar as práticas matemáticas do povo Dâw à formação do professor investigador. A metodologia adotada foi a Pesquisa Participante, de abordagem qualitativa, com uso de registros fotográficos e narrativas de formação. Os resultados evidenciam que as práticas vivenciadas no magistério indígena articulam saberes culturais e matemáticos, favorecendo a constituição de uma docência investigativa, crítica e significativa para professores indígenas em formação.

     

  • Palavras-chave
  • Formação de Professores; Professor Investigador; Formação de Professores Indígenas; Ensino de Matemática; Etnomatemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica