O gênero Lenda na Era Digital: O Jogo "Aventura Lendária" como Ferramenta para a Valorização da Cultura Amazônica na Escola.

  • Autor
  • João Kleber Serrão de Freitas
  • Resumo
  •  

    A valorização da cultura perpassa, fundamentalmente, pelo conhecimento da história construída e transmitida entre gerações. Nesse contexto, as lendas emergem como gêneros textuais orais fundamentais, portadores de cosmovisões e tradições de um povo. Especificamente, as lendas amazônicas, com sua riqueza e especificidades, constituem um patrimônio imaterial cuja preservação depende de sua contínua transmissão. No entanto, o contexto escolar contemporâneo, frequentemente desconectado das realidades locais, demanda metodologias inovadoras para engajar os estudantes. Este  trabalho apresenta o jogo "Aventura Lendária", uma iniciativa que visa promover o conhecimento e a importância do gênero textual lenda, por meio do contato com recursos tecnológicos e programação. Parte-se da premissa de que a gamificação, enquanto estratégia pedagógica, pode servir como uma ponte eficaz entre o tradicional e o moderno, potencializando o reconhecimento e a valorização da cultura na formação escolar.

  • Palavras-chave
  • EJA; Octostudio; Programação em Blocos; Lendas Amazônicas; Valorização Cultural
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
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  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
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