EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EFETIVIDADE DA LEI 10.639/03 NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM RORAIMA

  • Autor
  • ANTONIA PEDROSA VIEIRA
  • Co-autores
  • SHEILA DE FÁTIMA MANGOLI ROCHA
  • Resumo
  •  

    : Este artigo tem o propósito de problematizar a política educacional antirracista e a formação continuada de professores no estado de Roraima, região fronteiriça marcada por complexas dinâmicas étnico-raciais, por meio da análise da formação ofertada aos professores da rede estadual de ensino relacionada a essa temática. Metodologicamente, o estudo combina análise documental de leis, plano educacional e projeto pedagógico do Centro Estadual de Formação de Professores de Roraima - CEFORR, com entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores participantes das oficinas ministradas sobre a África e a população afrobrasileira. O referencial teórico dialoga com autores fundamentais no debate sobre educação e relações étnico-raciais no Brasil, como Gomes (2012), Freire (2019), e Munanga (2016). Os resultados apontam uma significativa lacuna na formação docente para abordagens antirracistas.

  • Palavras-chave
  • FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.RORAIMA .POLITICAS EDUCACIONAIS
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica