PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR SEPARAÇÃO DE MISTURAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • HENRIQUE DOS SANTOS MARTINS
  • Co-autores
  • LANE VITÓRIA DE HOLANDA SILVEIRA , PAULA GRAZIELLA DOS SANTOS TEIXEIRA , CINARA CALVI ANIC CABRAL
  • Resumo
  • Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar o conteúdo de separação de misturas no 6º ano do Ensino Fundamental. Ao aprender sobre técnicas como filtração, decantação e destilação, os alunos começam a entender como as diferentes substâncias interagem e como podem ser separadas. Isso estabelece uma base sólida para conceitos mais avançados que serão abordados nos anos seguintes, como reações químicas e propriedades dos materiais. Como resultado deste artigo a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque de ensino por descoberta, de acordo com o autor Pozo e Crespo (2009) possui quatro etapas, que são: 1) Apresentação de uma situação-problema.; 2) Observação, identificação de variáveis e coleta de dados.; 3) Experimentação, para comprovar as hipóteses formuladas sobre as variáveis e os dados.; 4) Organização e interpretação dos resultados.

  • Palavras-chave
  • Separação de misturas; experimentação; metodologias de ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica