Avaliação Psicopedagógica e Desenvolvimento da Linguagem Oral: Estudo de Caso no NEPPD/FACED/UFAM

  • Autor
  • Vitor Monteiro Lopes
  • Co-autores
  • Ana Kamile Souza da Silva , Everton Vinicius Freitas Morais , Luana Ferreira dos Santos , Wânia Ribeiro Fernandes
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta um relato de experiência decorrente de uma avaliação com intervenção psicopedagógica realizada com uma criança de 5 (cinco) anos com dificuldades de linguagem oral, durante seis meses. Os atendimentos ocorreram no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foram aplicados instrumentos de avaliação que evidenciaram dificuldades em articulação, memória auditiva e organização perceptiva. A partir disso, foi utilizado o instrumento "Treinando e Falando", desenvolvido para trabalhar fluência verbal. Os resultados apresentaram progressos significativos na comunicação espontânea e nos aspectos socioafetivos da criança. Tais achados reforçam a relevância das intervenções psicopedagógicas como meio de favorecer não apenas o desenvolvimento da linguagem, mas também a inclusão socio-educacional das crianças.

  • Palavras-chave
  • Psicopedagogia; Linguagem Oral; Educação Inclusiva; Primeira Infância.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica