ETIOLOGIA, CARACTERÍSTICAS E CONCEPÇÕES TEÓRICAS PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL

  • Autor
  • ANDRÉ VICTOR DA SILVA OLIVEIRA
  • Co-autores
  • MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de TCC, do curso de pedagogia, da FACED/UFAM, cujo objetivo consiste em identificar a etiologia, as características e as concepções teóricas relacionadas aos alunos com Paralisia Cerebral. A investigação adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica. A Paralisia Cerebral (PC) foi descrita inicialmente por William John Little, em 1843, como uma lesão cerebral não progressiva ou um desenvolvimento inadequado do cérebro, caracterizada por irregularidades motoras e tônicas (Bax et al., 2005). Sendo assim, a inclusão dos alunos com Paralisia Cerebral, exige mais do que a garantia legal: demanda uma mudança de concepção pedagógica e social. A compreensão de sua etiologia, características e fundamentos teóricos possibilita não apenas ampliar o conhecimento científico, mas também subsidiar práticas educativas que respeitem as singularidades desses sujeitos.

  • Palavras-chave
  • Paralisia Cerebral, Etiologia e Características, Educação Inclusiva
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica