O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: “A BOLINHA DA LEITURA”.

  • Autor
  • DAILA MARA VIEIRA AMORIM
  • Co-autores
  • João Paulo Lima Costa
  • Resumo
  •  

    A atividade é desenvolvida com a turma de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Gilberto Mestrinho, na Comunidade Campinas do Norte Município de Manacapuru/AM. A estrutura do jogo consiste em um painel diagonal, no qual uma bolinha percorre caminhos até chegar às plaquetas com sílabas. Essas sílabas são recolhidas e disponibilizadas às duas equipes de alunos. Cada equipe tem o desafio de formar corretamente uma palavra utilizando as sílabas obtidas.

    A cada rodada, os participantes são incentivados a discutir coletivamente possíveis combinações, trabalhando habilidades como ortografia, segmentação silábica, consciência fonológica e vocabulário. Os educadores atuam como mediadores, garantindo que todos possam participar e que o clima de jogo se mantenha divertido e colaborativo.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Lúdica; Aprendizagem colaborativa; resoluções de problemas;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica