OFICINAS PEDAGÓGICAS, PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: IMPACTOS NA PARTICIPAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS EDUCANDOS E NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Júlio César Lopes Cardoso
  • Co-autores
  • Lorhena Alves Pereira , João Luiz da Costa Barros
  • Resumo
  •  

    A participação dos alunos nas aulas de Educação Física depende do planejamento pedagógico do professor, envolvendo plano de aula, metodologia e seleção de materiais. Este estudo, de natureza qualitativa, de campo e bibliográfica, relata a experiência desenvolvida em oficinas com foco no circuito psicomotor, integrando atividades com bola a partir de esportes de arremesso, como handebol e basquetebol, que serviram como eixo estruturante. A pesquisa bibliográfica forneceu embasamento teórico, enquanto a observação em campo possibilitou analisar a resposta prática dos alunos, evidenciando avanços no desenvolvimento motor, socialização e participação. Como afirma Barreto (2000), o desenvolvimento psicomotor é fundamental na prevenção de problemas de aprendizagem e na reeducação de aspectos como tônus, postura, lateralidade e ritmo, reforçando a relevância da metodologia adotada para a formação integral dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Psicomotor, Educação Física, PIBID, oficina
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica