PROGRAMANDO ROBOCICLAGEM COM UM FUTURO SUSTENTÁVEL.

  • Autor
  • Weynna dos Santos Trindade
  • Co-autores
  • Ana Mel Bezerra Câmara , Marcos Alexandre Oliveira da Silva , Sofhia da Silva Moreira
  • Resumo
  •  

    Resumo

    Este relato descreve a experiência pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Ezequiel Ruiz II, em Manacapuru-AM, por meio do projeto 'Programando Robociclagem com um Futuro Sustentável'. A iniciativa buscou aproximar os alunos da tecnologia e da robótica utilizando materiais recicláveis, unindo inovação, sustentabilidade e aprendizagem prática. Foram realizadas quatro etapas: estudo sobre robótica sustentável, apresentação de modelos recicláveis, coleta de materiais e construção de robôs com reaproveitamento. O impacto positivo envolveu tanto a escola quanto a comunidade, incentivando práticas ambientais responsáveis e fortalecendo valores de cooperação e protagonismo estudantil. O projeto evidenciou que é possível integrar tecnologia e sustentabilidade em contextos amazônicos de forma criativa e inclusiva, em consonância com a Política Municipal de Educação Integral de Manacapuru e o Referencial Curricular Amazonense (RCA).

     

  • Palavras-chave
  • Robótica sustentável. Educação Amazônica. Inovação pedagógica. Sustentabilidade. Educação Integral.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica