PROGRAMA MAIS CIÊNCIA NA ESCOLA: INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO SOARES DA FONSECA – COARI/AM

  • Autor
  • LUIS FELIPE SILVA DOS SANTOS
  • Co-autores
  • Fernando Albuquerque Luz , Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
  • Resumo
  • A educação científica é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes, sobretudo no interior do Amazonas, onde desigualdades sociais, econômicas, logísticas e geográficas ainda se apresentam como desafios. Nesse cenário, o Programa Mais Ciência na Escola, vinculado ao Projeto Tipiti – Tecer Saberes e Integrar Tecnologias nas Escolas do Amazonas, surge como uma proposta inovadora de promoção da ciência e da tecnologia no ensino básico, articulando o conhecimento acadêmico com a realidade local. Desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com o CNPq e secretarias de educação, o programa iniciou em junho de 2025 suas atividades na Escola Municipal João Soares da Fonseca, situada na Comunidade São Francisco do Saubinha, zona rural de Coari-AM. O trabalho se caracteriza como um relato de experiência, de natureza descritiva, fundamentado no acompanhamento da implantação do programa. A escola atende duas turmas de Educação Infantil e o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, sendo que os anos 6º, 7º e 8º funcionam em tempo integral, o que favorece a inserção de atividades pedagógicas diversificadas. A metodologia adotada é baseada no modelo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e prioriza práticas como a aprendizagem por projetos (PBL) e a aprendizagem pela investigação, que estimulam o protagonismo discente e a criatividade. Papert (1980) já afirmava que aprender fazendo amplia a autonomia dos estudantes, princípio que fundamenta as ações do programa. Inicialmente, foram realizados levantamentos da infraestrutura escolar e cursos de capacitação online destinados às equipes de quatro escolas do município, contemplando gestão, metodologias e tecnologias. Os impactos já observados incluem maior engajamento docente, interesse dos estudantes e fortalecimento da alfabetização científica. Além disso, a comunidade de São Francisco da Saubinha passa a vivenciar novas possibilidades sociais, culturais e econômicas ao integrar tradição e inovação. Assim, conclui-se que o Programa +Ciência na Escola representa não apenas a modernização da estrutura escolar, mas uma mudança de paradigma, contribuindo para formar alunos protagonistas, criativos e preparados para transformar a realidade local.

  • Palavras-chave
  • Coari; Tipiti: Ensino básico.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica