PRÁTICA E DESAFIOS DE INCLSÃO DE ALUNOS COM TDC E DISGRAFIA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE MANAUS

  • Autor
  • Pabila Sampaio Costa
  • Co-autores
  • Prof. Dr. Cleverton José Farias , Prof. Dr. Lúcio Fernandes
  • Resumo
  •  

    Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as implicações pedagógicas da educação inclusiva para estudantes com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) e disgrafia em escolas públicas estaduais de Manaus, Amazonas. O estudo busca compreender as percepções de professores sobre essas condições, identificar barreiras e estratégias pedagógicas utilizadas e avaliar a adequação dessas práticas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratório-descritiva, e a coleta de dados será feita por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do ensino fundamental. A análise se dará por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), visando contribuir para a formação docente e para a construção de uma escola mais equitativa.

     

  • Palavras-chave
  • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), disgrafia, educação inclusiva, formação docente, Manaus/AM.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica