EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID/UEA

  • Autor
  • Cléo Yasmine Oliveira De Figueiredo
  • Co-autores
  • Caroline Pereira Barbosa , Patric Paludett Flores
  • Resumo
  • Este relato de experiência se constitui a partir das práticas realizadas no primeiro semestre de 2025 pelos acadêmicos de Educação Física vinculados ao PIBID/UEA. O objetivo é analisar de que forma tais experiências impactaram na construção da identidade docente, considerando os desafios enfrentados, os saberes construídos e as aprendizagens adquiridas. As atividades desenvolvidas incluíram práticas pedagógicas diversificadas, como o Torneio de Just Dance, aulas de Ginástica e o Festival Cultural, que possibilitaram uma aproximação concreta entre a formação universitária e o cotidiano escolar. A análise evidencia que a vivência em espaços reais de ensino permite refletir sobre o papel do professor diante de limitações estruturais e sociais, bem como fortalece a identidade docente em processo de formação. Conclui-se que o PIBID representa um espaço de aprendizagem e ressignificação da prática, ao integrar experiências formativas que dialogam com a realidade da escola.

  • Palavras-chave
  • Educação Física; Identidade Docente; PIBID.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica