ESCOLA, CIDADANIA E CULTURA: CIRANDAS NA CRECHE E PRÉ-ESCOLA PROFª ELCIMAR MACHADO DA SILVA COMO IDENTIDADE E PERTENCIMENTO.

  • Autor
  • Jussana Sabóia Said
  • Co-autores
  • Ana Sofia Oliveira de Sena , Júlia Valentina Soares Moraes , Geovana Salomão Neves
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho apresenta a experiência pedagógica desenvolvida na Creche e Pré-Escola Profª Elcimar Machado da Silva, situada em Manacapuru-AM, que teve como foco o resgate e a valorização das cirandas Flor Matizada, Guerreiro Muras e Tradicional como símbolos de identidade, pertencimento e cidadania. O projeto buscou integrar a cultura local ao processo educativo da Educação Infantil, promovendo a formação integral das crianças e o fortalecimento da identidade amazônica. Para isso, foram realizadas rodas de conversa, contação de histórias, oficinas de artes visuais e música, brincadeiras rítmicas e coreográficas, além da participação ativa da comunidade por meio da presença de mestres e brincantes locais. Os resultados evidenciam que a cultura popular, quando trabalhada como prática pedagógica, contribui para o desenvolvimento da oralidade, criatividade, expressão corporal e cooperação, ao mesmo tempo em que reforça o papel da escola como guardiã da memória coletiva. Conclui-se que o uso da cultura local como eixo pedagógico é um caminho potente para a formação cidadã e para a valorização da diversidade cultural desde a Educação Infantil.

     

  • Palavras-chave
  • Cidadania. Cultura popular; Cirandas; Identidade; Educação Infantil; Cidadania.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica