O presente trabalho apresenta a experiência pedagógica desenvolvida na Creche e Pré-Escola Profª Elcimar Machado da Silva, situada em Manacapuru-AM, que teve como foco o resgate e a valorização das cirandas Flor Matizada, Guerreiro Muras e Tradicional como símbolos de identidade, pertencimento e cidadania. O projeto buscou integrar a cultura local ao processo educativo da Educação Infantil, promovendo a formação integral das crianças e o fortalecimento da identidade amazônica. Para isso, foram realizadas rodas de conversa, contação de histórias, oficinas de artes visuais e música, brincadeiras rítmicas e coreográficas, além da participação ativa da comunidade por meio da presença de mestres e brincantes locais. Os resultados evidenciam que a cultura popular, quando trabalhada como prática pedagógica, contribui para o desenvolvimento da oralidade, criatividade, expressão corporal e cooperação, ao mesmo tempo em que reforça o papel da escola como guardiã da memória coletiva. Conclui-se que o uso da cultura local como eixo pedagógico é um caminho potente para a formação cidadã e para a valorização da diversidade cultural desde a Educação Infantil.
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