OS MEIOS DE SOBREVIVÊNCIA NO CAMPO COMO POTENCIALIDADES PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA ESCOLA DA TERRA DA UFAM

  • Autor
  • Cecília Pedreno dos Santos
  • Resumo
  • O artigo trata sobre as estratégias de ensino nas escolas do campo, tendo como enfoque principal os meios de sobrevivência do campo amazônico como potencialidades para o ensino interdisciplinar. Este estudo é resultado da pesquisa realizada durante no tempo comunidade do curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo da Ação Escola da Terra da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, realizado no Município de Barreirinha - AM. O. Os resultados demonstram que os meios de sobrevivência no campo, tais como a agricultura, a pecuária e os artesanatos produzidos nas comunidades podem ser explorados como potencialidades para promover o ensino interdisciplinar em sala de aula. Essas atividades tradicionais podem ser utilizadas de forma crítica na abordagem diversos conteúdos de diferentes disciplinas, estimulando a aprendizagem significativa e integrada, ao mesmo tempo que resgata e fortalece a identidade e a cultura dos sujeitos.

  • Palavras-chave
  • Meios de sobrevivência no campo; ensino interdisciplinar, Escola da Terra; Formação de professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica