Na encruzilhada da formação e do trabalho: uma revisão bibliográfica sobre o estágio não obrigatório no curso de Pedagogia

  • Autor
  • Maria Manoela de oliveira da silva
  • Co-autores
  • Vanessa Miranda
  • Resumo
  •  

    Busca-se neste artigo refletir sobre resultados alcançados em pesquisa de mestrado sobre experiências de alunas durante o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas em estágio não obrigatório remunerado, ofertado por escolas públicas ou privadas, na cidade de Manaus/AM. A partir de revisão bibliográfica de trabalhos publicados entre os anos de 2015 e 2024, pretende-se evidenciar estudos que versam sobre a problematização dessa modalidade de estágio na formação cotidiana de futuros/as professores/as da Educação Básica. Verifica-se que este é um tema emergente no campo da pesquisa educacional, pois os resultados daqueles estudos revelam multiplicidades de processos de precarização da formação, desvalorização docente e desconfiguração do estágio não obrigatório. Depreende-se que este tipo de estágio deve ser pautado por princípios e práticas que o norteiem como um ato educativo na formação inicial de professores/as.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio não obrigatório, formação docente, Pedagogia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica