Relato de experiência da construção dos primeiros pré-projetos de licenciandos em Pedagogia do Campo no Médio Juruá (AM)

  • Autor
  • Carmel do Nascimento Pereira
  • Co-autores
  • Elizandra Rego de Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    O presente relato apresenta a experiência desenvolvida na disciplina Processos Participativos de Pesquisa e Prática Pedagógica I, do curso de Pedagogia do Campo da UEA em parceria com a FAS, em Carauari (AM, 2022). Por meio da elaboração de pré-projetos, licenciandos foram introduzidos à pesquisa acadêmica, revelando demandas locais analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Emergiram cinco eixos: alfabetização e educação infantil; EJA e inclusão; educação ambiental; memória e identidade; ensino contextualizado. Os resultados destacam a valorização da cultura ribeirinha, a identidade local e a pesquisa como prática emancipatória e denúncia social na construção de uma Pedagogia do Campo crítica.

  • Palavras-chave
  • Educação do Campo, Formação de Professores, Pesquisa, Narrativas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica