FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MÉDIO AMAZONAS

  • Autor
  • David Bastos Cruz
  • Co-autores
  • Nayana Cristina Gomes Teles
  • Resumo
  • O presente artigo investiga os desafios enfrentados pelos professores na modalidade de educação em tempo integral, com foco na práxis docente, numa escola em tempo integral do interior do Amazonas. A pesquisa se ancora nos conceitos de currículo expandido, educação integral e formação docente, dialogando com autores como Leone e Leite (2011), Felício (2011) e Oliveira e Franco (2023) com introdução ao que se expressa como desafio do ensino em tempo integral e mais especificamente, no Amazonas. Utilizou-se como recurso para a produção de dados entrevistas semiestruturadas com os docentes da unidade escolar, tratadas através do método de análise das falas, constatou-se que os principais desafios enfrentados pelos professores estão relacionados à falta de otimização dos recursos materiais e humanos, causada por falhas no planejamento institucional. Os resultados apontam para a urgência de estratégias para que a proposta de uma educação integral possa se concretizar.

  • Palavras-chave
  • Educação integral; Formação docente; Desafios na práxis;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica