EXPLORANDO O VOCABULÁRIO MATEMÁTICO EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO

  • Autor
  • Claudelle de Souza Machado
  • Co-autores
  • Márcia Shariany Carioca Pinto , Maísa Lemos de Lima
  • Resumo
  •  

     

    Este é um relato sobre o projeto interdisciplinar "Descomplicando a Matemática", voltado para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. A iniciativa foi implementada em uma escola no assentamento Uatumã, em Presidente Figueiredo (AM). O projeto teve como meta identificar as principais dificuldades dos alunos com a linguagem matemática, utilizando a articulação com a disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem limitações nessa área, o que afeta diretamente o aprendizado. Baseado na Teoria Histórico-Crítica de Demerval Saviani, o projeto defende que a escola deve ir além da simples reprodução de conhecimento. O objetivo é capacitar os alunos para que compreendam sua realidade e possam atuar como agentes de transformação social. Em suma, a experiência conclui que a prática educativa no ensino básico só é eficaz quando o educador considera o contexto sociocultural e as necessidades específicas de seus alunos.

  • Palavras-chave
  • Ensino; Interdisciplinaridade; Vocabulário Matemático; Assentamento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica