EDUAÇÃO INDÍGENA E METODOLOGIAS ATIVAS: OS RECURSOS NATURAIS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA

  • Autor
  • Ana Luzia Bitencourt de Santana
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho está associado as formações com professores indígenas da educação básica das etnias tikuna, kokama e Cambeba, pertencentes ao município de São Paulo de Olivença - Amazonas. Com a finalidade de levar abordagens metodológicas condizentes com a realidade local, visando os conhecimentos prévios já estabelecidos em sua memória, sendo essenciais para a compreensão de novos conteúdos. Nesse sentido, promover atividades em que o professor possa utilizar materiais provenientes da floresta, como os pigmentos naturais, argilas, sementes, palhas, cipós, dentre outros elementos. No intuito de integrar as metodologias ativas, para instigar as habilidades e competências nos alunos, viabilizando novas práticas pedagógicas correlacionadas com seus costumes, tradições, língua materna e os conteúdos programáticos da escola.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Indígena, Recursos Naturais, Metodologias Ativas e Valorização Cultural.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica