ENTRE JOGOS E SABERES: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO

  • Autor
  • MARCELLE NOGUEIRA DA SILVA
  • Co-autores
  • Milena Maia da Silva , Sílvia Letícia Freitas de Pinho , José Carlos Régis da Cunha , Kaylane Lobo Amorim dos Santos
  • Resumo
  • A adoção de processos educativos inovadores na prática docente é fundamental diante das transformações sociais e tecnológicas atuais. Novas metodologias favorecem ambientes de aprendizagem dinâmicos, críticos e colaborativos, estimulando autonomia e protagonismo estudantil. A gamificação no ensino da matemática e suas tecnologias, aplicada a alunos do ensino médio, mostra-se como estratégia capaz de ampliar engajamento e motivação. Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado na disciplina de matemática e suas tecnologias com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga. Conclui-se que a integração de elementos lúdicos, desafios e recompensas promove um ambiente mais interativo, estimulando a participação ativa e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Dessa forma, a construção do conhecimento ocorre de modo significativo, aproximando conteúdos abstratos da realidade dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Gamificação, Frações, Ensino médio, Educação das águas e das florestas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
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  • Oficina temática
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