O ensino de Física é, muitas vezes, percebido pelos alunos como um conteúdo abstrato e de difícil compreensão. Para superar essa barreira, foi desenvolvida no CETI Pedro Falabella, em 2 de agosto de 2025, a 1ª Amostra com Maquetes dos Fenômenos Eletrostáticos e Eletromagnéticos, com a participação dos estudantes do 3º ano do ensino médio e apoio de acadêmicos de Física. A proposta uniu teoria e prática por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), estimulando os alunos a pesquisar, planejar e construir experimentos de baixo custo. Dessa forma, buscou-se promover a autonomia, o trabalho em equipe e a aplicação concreta dos conceitos vistos em sala de aula.
A atividade aconteceu na sala de robótica e foi organizada em cinco grupos, cada um responsável por apresentar um experimento. O primeiro grupo construiu uma bateria caseira de latinhas de alumínio, utilizando cobre, papel toalha embebido em solução de sal e vinagre. Essa montagem demonstrou como reações eletroquímicas podem gerar energia elétrica de forma simples.
O segundo grupo apresentou um motor elétrico caseiro, feito com fio de cobre enrolado em forma de bobina, suportes metálicos e uma pilha. Ao ser conectado a um ímã, a corrente elétrica gerava movimento, exemplificando a conversão de energia elétrica em mecânica, princípio básico dos motores utilizados cotidianamente.
O terceiro grupo elaborou uma maquete de energia eólica, representando uma casa abastecida por um cata-vento ligado a um pequeno gerador. Eles explicaram como o movimento do vento aciona as hélices, que movimentam o gerador e produzem eletricidade, reforçando a relevância das fontes renováveis de energia.
O quarto grupo trabalhou com dois experimentos: um eletroímã e uma versão simplificada da bobina de Tesla. No eletroímã, enrolaram fio de cobre em torno de um prego conectado a uma pilha, demonstrando a criação de campo magnético e a atração de objetos metálicos. A bobina de Tesla foi explicada como exemplo de indução elétrica e geração de alta voltagem.
Por fim, quinto grupo apresentou os conceitos de circuitos elétricos em série e paralelo. Utilizando lâmpadas e fios, mostraram na prática que, em série, todas as lâmpadas dependem da mesma ligação (se uma apaga, todas apagam), enquanto no paralelo cada lâmpada tem sua própria ligação, funcionando de forma independente.
A mostra possibilitou que os estudantes visualizassem os fenômenos físicos de forma lúdica, acessível e integrada à sua realidade. O envolvimento foi significativo, estimulando a participação ativa, a curiosidade e o aprendizado colaborativo. A comunidade escolar também pôde observar como a ciência pode ser trabalhada com materiais simples e recicláveis, reforçando sua função social e transformadora.
Conclui-se que atividades práticas como essa tornam o ensino de Física mais criativo, inclusivo e atrativo. Através do uso do E-Make, os alunos não apenas compreenderam conceitos de eletromagnetismo, mas também desenvolveram habilidades investigativas, de resolução de problemas e de trabalho em grupo.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica