Ylê Asé Obá Amacú: A Pedagogia das Encruzilhadas e as construções de saberes em um terreiro Amazônico

  • Autor
  • Antônio Lago da Silva Júnior
  • Co-autores
  • Maria Heloísa de Nazário Souza , Adan Renê Pereira da Silva
  • Resumo
  •  

    A interseção entre educação e religiosidade nas tradições afro-brasileiras é um meio pedagógico antirracista em um mundo marcado pelo colonialismo. Esta pesquisa autoetnográfica, realizada em um terreiro na região metropolitana de Manaus (2024-2025), buscou compreender as pedagogias entre frequentadores e o pai de santo. Segundo Paiva (2019), a autoetnografia combina etnografia e observação participante, valorizando saberes subjetivos e sociais. Maia e Batista (2020) destacam a autorreflexão como essencial dos pesquisadores quando fazem parte do grupo estudado. Entrevistas semiestruturadas com uma filha de santo complementaram os dados. O terreiro revela um espaço que valoriza a prática religiosa, o respeito à posição e o combate ao preconceito/racismo religioso. Conclui-se pela importância de visibilizar esses saberes no ensino formal e não formal, enfrentando o racismo estrutural e a lógica neoliberal que reforçam a desigualdade e a meritocracia ilusória no Brasil.

     

  • Palavras-chave
  • Terreiro; Racismo; Colonização; Europeus; Afrodiásporas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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