A Atuação de Professores/as na Educação do Campo Amazônica: Saberes, Práticas e Desafios

  • Autor
  • Soliana de Souza e Souza
  • Co-autores
  • Antelmara de Sousa Silva , Heloisa da Silva Borges
  • Resumo
  • Esta pesquisa analisou como professores das escolas do campo na Amazônia enfrentam desafios e promovem educação de qualidade, valorizando a cultura e realidade das populações rurais. Os objetivos incluíram conhecer o trabalho nessas escolas, destacar sua relevância e apresentar a atuação docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, baseada em autores como Borges (2015), Hage (2005) e Souza (2021). Os resultados apontam dificuldades de acesso, infraestrutura precária e falta de formação continuada, mas ressaltam o papel essencial dos professores na promoção do desenvolvimento humano e sustentável da região.

  • Palavras-chave
  • Escola do campo; Trabalho docente; Realidade sociocultural; Formação de professores; Desafios e potencialidades
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica